0

Pretendo dar a vocês uma noção completa sobre os arquivos de configuração do referido evento.

Bom, antes de analisarmos os arquivos de configuração, temos que ter em mente uma coisa muito importante, que é a base do castle siege:

O castle siege é composto por uma LINHA DO TEMPO.
Como assim “linha do tempo” ?
O evento é composto por um ciclo de nove fases que termina e se reinicia (imagine uma roda), devendo ser respeitada a ordem das fases.

Tendo isso em mente, vamos às fases:

-1º FASE: REGISTRO DE GUILDS
-2º FASE: TREGUA
-3º FASE: REGISTRO DE SIGN OF LORD.
-4º FASE: TREGUA
-5º FASE: NOTIFICAÇÃO A GUILD DONA DO CASTELO QUE ELE SERÁ ATACADO.
-6º FASE: PREPARAÇÃO PARA O ATAQUE AO CASTELO
-7º FASE: INÍCIO DO ATAQUE AO CASTELO (INÍCIO DO EVENTO)
-8º FASE: FIM DO ATAQUE AO CASTELO (FIM DO EVENTO)
-9º FASE: FIM DO CICLO (RETORNO AUTOMÁTICO A PRIMEIRA FASE)

NÃO ESQUEÇA: A ORDEM DAS FASES NÃO PODE SER ALTERADA.

Já temos uma noção de como funciona o evento, então vamos saber onde configurá-lo.

No MuServer: data/mucastledata.dat (Lembrando que é a pasta data utilizada pelo gameserver_cs).

No SQL (principais):

database MUOnline > Tabela MuCastle_DATA.
database MUOnline > Tabela MuCastle_REG_SIEGE.
database MUOnline > Tabela MuCastle_SIEGE_GUILDLIST.

Certo, vamos agora entender como configurar cada local. Em primeiro momento, vamos aprender a configurar a tabela MuCastle_DATA no SQL:

Abra seu Enterprise Manager , navegue ate a database MuOnline e selecione ''Table'' como mostrado na foto abaixo, depois clique com botão direito do mouse na coluna ''MuCastle_DATA'' em seguida clique em ''Open Table'' e depois clique em ''Return All rows''




Após abrir, você verá algo assim:




Vamos entender cada coluna:

MAP_SVR_GROUP: Grupo a que o gameserver_cs pertence no arquivo data/MapServerInfo.dat (por padrão, é zero).

SIEGE_START_DATE: Data em que se inicia o ciclo.

SIEGE_END_DATE: Data em que termina o ciclo.

SIEGE_GUILDLIST_SETTED: Coluna que determina se já há uma lista de guilds aptas para atacar o castelo (ou seja, as três guilds registradas que mais adicionaram sign of lord). Se na coluna estiver 1, significa que as fases “registro de guilds”, “tregua” e ”registro de sign of lord” já aconteceram. Se estiver 0 (zero), significa que ainda não ocorreu o registro de sign of lord (veremos onde ficam armazanadas essas guilds mais adiante).

SIEGE_ENDED: Se estiver 1 (um), significa que a oitava fase já aconteceu (sendo assim o gameserver_cs entra em fase de “tregua”, aguardando a nona fase). Se estiver 0 (zero), significa que a nona fase ainda não aconteceu.

CASTLE_OCCUPY: Se estiver 1 (um), significa que o castelo possui algum dono (alguma guild é dona do castelo). Se estiver 0 (zero), significa que o castelo está sem dono (é altamente recomendável colocar uma guild como dona quando for configurar para evitar problemas. Coloque a guild da equipe de seu servidor na primeira configuração).

OWNER_GUILD: Nome da guild dona do castelo. Se não tiver nada escrito, é porque está sem dono (como já dito, é altamente recomendável colocar uma guild como dona).

MONEY: Valor de zen arrecadado na cobrança de impostos (uso da chaos machine, npcs e da entrada de land of trial).

TAX_RATE_CHAOS: Taxa cobrada em zen para usar a chaos machine.

TAX_RATE_STORE: Taxa cobrada em zen por itens comprados nos NPC’s.

TAX_HUNT_ZONE: Taxa cobrada em zen para entrar em Land of Trial.

Bom, entendemos para que serve cada coluna da MUCastle_DATA. Agora vamos aprender como configurar.

A grande maioria dos administradores de MU Online que estão aprendendo a configurar o evento se enrolam em uma coisa muito simples: as datas de início e fim do evento.

Temos que ter em mente, como já dito, que o evento é composto de um ciclo, com duração, por padrão, de 7 dias (aprenderemos a alterar isso mais adiante). Contudo, não podemos esquecer que existe o dia de inicio do ciclo, que entra na conta (o chamado “dia zero”), veremos mais adiante o porque disso…

Sendo assim, devemos sempre contar o dia zero (data atual) + 7 dias.

Vamos ao exemplo.

Vamos supor que hoje é dia 01/01/2012, como ficariam as datas de inicio e fim do evento ?

Data de inicio: 01/01/2012

Data de término: 08/01/2012.

Porque dia 8, sendo que são 7 dias no ciclo?

Vamos às contas…

01/01/2012 (é o dia zero que falei), 02/01/2012 (seria o dia 1), 03/01/2012 (seria o dia 2) e assim por diante até chegar ao dia 7, que em nosso exemplo seria o dia 08/01/2012.

Sendo assim, nossa configuração do siege na tabela MUCastle_DATA ficaria assim:



Bom, já temos uma noção de como configurar o MUCastle_DATA. Agora vamos entender como configurar o arquivo data/MuCastleData.dat

Esse é o principal arquivo de configuração. É nele que será definido quando ocorrerá cada ciclo do evento. É o cérebro de tudo, digamos assim.

A parte principal da configuração desse arquivo é a seguinte:


 Como já dito, o castle siege segue uma linha do tempo. Então cada fase acontece em seu devido tempo, pré-fixado neste arquivo.

O primeiro grupo de configuração (grupo 0), determina quantos dias durará o ciclo. Por padrão da webzen (mu global), isso ocorre de 15 em 15 dias. Contudo, a grande maioria dos muservers vem com configuração padrão de 7 dias, como está em nosso exemplo.

Recomendo deixar 7 dias mesmo, pelo menos enquanto você não tiver um domínio maior no assunto.

No segundo grupo (grupo 1), temos as configurações das fases, divididos em linhas e colunas.

Na primeira coluna, temos a ordem que acontecerá cada fase do ciclo, de 1 a 9. NÃO ALTERE ESSE ORDEM.

Na segunda coluna, temos o dia em que se iniciará a fase da referida linha.

Na terceira coluna, temos a hora em que se iniciará a fase da referida linha.

Na quarta coluna, temos o minuto em que se iniciará a fase da referida linha.

Por fim, um comentário com o nome da fase (é apenas um comentário para auxiliar na configuração, em nosso exemplo está em português para que possamos compreender melhor).

Ok, já sabemos para que serve cada coluna e cada linha.

Agora vamos entender como configurar essa “linha do tempo” corretamente.

Bom, como dito, a primeira coluna nós não podemos modificar, pois é a sequencia em que ocorrem as fases.

Na segunda coluna, nós vamos configurar a o dia em que ocorrerá a fase que você deseja. Sendo assim, partindo do nosso exemplo (que hoje seja dia 01/01/2012), vamos ver como ficaria uma configuração (depois vou ensinar como fazer uma configuração emergencial, para que todas as fases do siege ocorram em um único dia).

No exemplo a seguir, vou colocar as fases para acontecerem da seguinte forma:
Início do Ciclo e Registro de Guilds (os dois ocorrem ao mesmo tempo): 01/01/2012, das 0:00 horas ao dia 07/01/2012 às 12:59.

Fim do Registro de Guilds e início da Tregua: dia 07/01/2012 das 12:59 às 14:59

Fim da Tregua e início do Registro de Sign Of Lord: 07/01/2012, das 14:59 horas ao dia 07/01/2012 às 16:59.

Fim do Registro d e Sign Of Lord e início da Tregua: dia 07/01/2012 das 16:59 às 18:59

Fim da Tregua e início da notificação às guilds de ataque ao castelo: dia 07/01/2012 das 18:59 ao dia 08/01/2012 às 12:59

Fim da notificação de ataque ao castelo e início da preparação para o evento: dia 08/01/2012 das 12:59 às 13:29

Início do evento: dia 08/01/2012 às 13:59

Fim do evento: dia 08/01/2012 às 15:59

Fim do ciclo: dia 08/01/2012 às 23:59


 Pois bem, agora vamos aprender como ficaria uma configuração emergencial.

Bom, vocês já tem a noção da linha do tempo. Então, para que todas as fases do evento ocorram em um unico dia, basta colocar, da seguinte forma:
 


Como podem perceber, a coluna “dia” encontra-se quase que por inteira no primeiro dia. Sendo assim, todas as fases “importantes” para que o evento aconteça ocorreriam no dia em que foi configurado (respeitando-se a ordem do horário).

Lembrando que isso é apenas uma configuração emergencial e que, para fazer isso, é necessário ficar atento as colunas:

SIEGE_START_DATE

SIEGE_END_DATE

SIEGE_GUILDLIST_SETTED

SIEGE_ENDED

Espero que tenham gostado e que possam ter aprendido algo a respeito desse evento que, em minha humilde opinião, é o melhor já feito pela webzen.

É isso galera.

Créditos:

Nam4 - GxGaming/Global Extreme (Tutorial)
Ajuda em MuOnline (Organização)

Postar um comentário Blogger

 
Top