Aqui vão alguns
conceitos para quem quer ter seu Server, fazer a diversão da galera e
poder ainda ganhar uma graninha.
Todas as opiniões expressadas
aqui são minhas opiniões, siga-as, adapte-as ou ignore-as e conteste-as.
Está voltado para MuOnline, mas nada impede que seja lido por todos.
Vamos lá:
1 - Conhecimento sobre o que vai mexer:
Considero
isso a base de tudo, uma simples metáfora: como você pode ensinar
alguém a pilotar um ônibus espacial se você não sabe pilotar um ônibus
espacial? O CONHECIMENTO OPERACIONAL é disparado, o primordial. Mas
como saber se você tem conhecimento operacional? Simples. Jogue, jogue,
jogue. De preferência, o servidor oficial. Conheço muitas pessoas que
possuem servidores, mas não sabem nem fazer uma Quest, ou então não
conhecem Builds ou eventos do jogo (Siege, CryWolf, Kanturu, entre
outros).
Mas por que ter esse conhecimento? Ora, como você vai dar
suporte para aquele player iniciante, ou para aquele que nunca jogou um
server onde não se venda os itens da quest, se você não sabe como se
faz? Conhecer o produto que se vende é a maior arma do vendedor, pois o
cliente (jogador) sempre terá um pergunta, uma dúvida, um
questionamento. E não saber responder nessas horas, significa perder o cliente.
2 - Conhecimento sobre o que dá suporte ao produto.
Todos
sabem que se usam alguns programas adjacentes para se ter um Servidor
de MU. SQL todos conhecem. Mas o structured query langueage, não. Pois
é, caro leitor: são a mesma coisa. Esse palavrão aí, traduzindo para uma
forma técnica, significa linguagem estrutura da consulta. Ou seja, o
servidor MSSQL é um servidor de banco de dados da Microsoft, que
utiliza a linguagem SQL para fazer suas consultas, inclusões, exclusões,
triggers etc. MySQL também utilizam SQL, bem como vários outros
servidores (Firebird, Oracle, Postgree, Informix, DB2 e muitos outros.
Então,
não custa pegar uma apostila básica para entender o que é um SELECT, um
UPDATE, um ALTER TABLE. E sabem porque? Você está por aí, procurando o
seu bendito código de Reset, e acha o que você queria. Mas o postador por um descuido (ou não) colocou uma string SQL que vai simplesmente
acabar com seu banco, bagunçar tudo. Feliz da vida, você vai no CTRL + C
e CTRL + V. Pronto. A merda tá feita, e se você não tem backup amigo...
Use e abuse de backups e do Rollback, são soluções simples e eficientes!
3 - Conhecimento das configurações:
Aonde muda o IP? E a XP? Drop de ZEN? Porque tá dando erro na hora de colocar o login e a senha? Meu GS não abre!
Essas
são as dúvidas mais batidas que existem. Olhem nos tópicos, TODOS os
tópicos de Releases e MuServers tem essas perguntas. Todos! E existe
mais tópicos explicando COMO RESOLVER do que tópicos perguntando. Use a
abuse do Google, da ferramenta de pesquisa; dificilmente você não achará a
resposta. Existe um tutoria muito bom explicando, item a
item, o commonserver.cfg, o coração do MuServer. Mas tem gente que
apanha ainda por não querer entender (ou não ler o que está escrito).
Clique aqui para ver o tutorial ensinando a configurar o commonserver.cfg
4 - Qualidade no serviço:
Ah,
nada como sexta feira a noite, depois de um dia de trabalho, depois da
faculdade, pegar meu charzinho e dar um upada nele, ir no market e negociar
itens, tentar comprar meu set dos sonhos.... O QUE? Meus itens...
sumiram!!! Nãoooo !!! Cadê o email de suporte? Cadê o MSN do Admin???
Tem GM on? Tem GM on? Server desgraçado, vou tirar todos os meus amigos
dali....
Quem já não passou por uma situação dessas? Seja no lado de
player, no lado de administrador, e isso realmente é chato. Para isso
existe a MANUTENÇÃO PREVENTIVA e MANUTENÇÃO CORRETIVA. A preventiva é
aquela feita pensando no possível problema, para que ele não aconteça
(fechar portas, proteger o SQL etc), enquanto a corretiva é feita após o
erro ocorrido, para corrigi-lo e eliminá-lo. Sempre pense nas possíveis
formas de erros, e tente corrigi-las antes de colocar seu server ON.
Para
a manutenção corretiva, sempre tenha sua parte de suporte funcionando.
Seja um formulário no site, ticket, msn, algum amigo, sócio, parente... o
player quer ser ouvido, ele precisa ser ouvido, afinal, ele é
consumidor de um produto seu!
5 - Bom humor e disposição:
"NÃO DEVOLVEMOS ITENS.", "PERDEU A CONTA, JÁ ERA!", "NÃO É PROBLEMA MEU".
Muitos
server possuem pessoas na staff que simplesmente falam isso, e acabou.
Eu concordo até em não se devolver itens, o player tem que cuidar de sua
conta no jogo... mas que isso seja mostrado de um forma amigável. Seja em
um contrato de aceitação, seja um email, mas sempre utilize palavras
amigáveis.
6 - Montando sua equipe:
Não
adianta, você pode ser um bom administrador, pode conseguir formular ideias, mas uma hora seu negócio vai ter que ser expandido de tal forma
que você perceberá que a vida existe, além de um PC. Escola, faculdade,
namorada, esposa, filhos, trabalho... Provavelmente, se você for jovem e
não tiver emprego e for dedicado e perspicaz, vai estar com um ótimo
negócios em mãos. Mas mesmo assim, você precisa de alguém pra te ajudar.
Tem aquele e-mail que você ainda não leu, aquela divulgação que você
ainda não fez, o evento que está atrasado, a parte do site que está com
problema e você ainda não arrumou... e como uma bola de neve, os
problemas vão acumulando-se até o ponto que mesmo você ali, 20 horas
por dia, não dá conta de arrumar tudo, pois está cansado, estressado...
Por isso uma equipe é importante. Mas como formar a equipe?
Não é tarefa simples. Existem várias formas de formar uma equipe, mas a que eu achei maais eficiente foi essa:
-
Pessoas de confiança: não aquele seu amigo do MSN, ou do Orkut. Ele
pode ser "o cara" do Mu, mas mesmo assim, ele continua sendo virtual.
Pegue uma pessoa que você conheça fisicamente, conheça sua índole, seus
objetivos.
- Conhecimentos básicos: bom, ele deve ter um
conhecimento pelo menos básico sobre o que vai mexer. Ensine-o, caso não
saiba, e se ele souber, avalie o nível de conhecimento. Lembre-se;
para mandar fazer, você deve conhecer!
- Envolvimento com o jogo:
caso ele seja um [MM] no jogo, nunca deixe-o revelar seus char's de
player para os outros jogadores. Ele deve permanecer no anonimato,
sempre até para evitar o "lado negro da força", do tipo: "me passa
aquele seu item", "me vê uma conta vip". Lembre-se: você pode
considerá-lo um bom amigo, mas ele não pode pensar assim...
-
Pagamento: sim, e por que não? Uma recompensa sempre é válida; mas evite
ao máximo que ela seja em itens dentro do jogo. Pague em dinheiro ou
qualquer outra coisa que não se relacione com o jogo. Afinal, eles estão
trabalhando por você, e nem relógio trabalha de graça. Esse é um ponto
importante e deve ser deixado claro antes de o indivíduo começar seu
trabalho.
7 - Escolhendo a configuração do seu server:
Existem
servers de todos os tipos de configuração por aí. Server de 100x de XP,
300x de XP, 5.000x de XP. A escolha da configuração é algo muito
delicado, que exige um plano estratégico. Ele é formado da seguinte
ordem e forma:
a) Qual público quero atingir?
Seriam jogadores
hardcore, que ficam 10 horas por dia sem se mexer, ou jogadores
casuais, que querem apenas uma distração para o fim de semana? Um server
easy agrada a jogadores mais jovens, enquanto um server hard pega um
público mais adulto e experiente. Isso é uma faca de dois gumes, pois a
partir do momento que um server com público mais experiente gera menos
dúvidas aos jogadores, os menores bugs não passam desapercebidos. Ele
deve estar muito bem maquiado, para que não haja um descontentamento com
algo que, superficialmente, é simples.
b) Qual o objetivo do Server?
MU
tem um objetivo, sim. Acha que não? Vamos lá: ranking de level, ranking
de CC, ranking de DS, Siege, Sets, Builds... em um server easy, o que é
mais visto hoje em dia é o Ranking Mensal, já que os status (i.e.,
build) dos jogadores acabam por banalizar eventos como Siege, CryWolf e
Kanturu. Foque bem os objetivos de seu server, e coloque-os na sua
página principal, com destaque. Objetivos sempre instigam os jogadores,
e, consequentemente mantém eles ocupados.
c) Mantenha seus players pobres!
Junto
com o objetivo do server, essa parte é importante. Pegue um item, ou um
conjunto deles. Não venda na loja virtual, nem no jogo. Apenas no Drop.
E no drop Raro. Tive uma experiência assim com o Fenrir no meu server.
Coloquei os itens pra drop bem raros, e não os vendia na loja virtual.
Tornou-se moeda de troca dentro do server. Isso vou abranger aqui
embaixo.
d) Comércio do server!
Se seu server é easy, o zen
acaba sendo banalizado, servindo apenas para comprar Potions e Pets.
Desde o começo de sua configuração, defina bem qual vai ser a moeda de
troca, e torne-a rara. Aproveite tudo o que pode ser configurável: se
seu server tem configuração de drop de joias, aproveite para deixar o
drop bem baixo. Pronto, agora Bless, Soul e Life são moedas de troca. Se
quiser dar uma colher de chá, faça eventos de drop de medals / hearts
com essas joias, para apimentar o jogo. Mas a gama é enorme,
aproveite-se de itens que sejam comuns a todas as classes para torná-los
moeda de troca!
8 - Divulgando o Servidor:
Sem
marketing, a coisa não rola. Se você não mostrar seu produto, se você
não aproveitar o canal de mídia mais poderoso do mundo (internet), você
está fardado a fechar seu server o mais rápido possível.
Lembre-se
também que cada player seu é um divulgador em potencial, e ele vai
repassar o que ele acha do server. Sabendo disso, sempre trate bem os
players, até os mais problemáticos. Ser enérgico é igual a ser grosso!
Espero
que gostem, critiquem, concordem ou discordem, me ajudem, aliás, me
ajudem não, que nós nos ajudemos a construir algo em que possamos passar
para quem está começando.
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